sexta-feira, 10 de julho de 2020

Tudo Sobre Saúde. Verdades e Mentiras

Tudo sobre Saúde. Verdades e Mentiras.
Um livro extremamente fascinante, na medida em que desmonta mitos e concepções erradas que temos sobre a nossa saúde.
Quantas vezes somos levados a acreditar em disparates pois lemos artigos falaciosos em revistas, jornais e principalmente na net. E lá estamos nós cheios de certezas e mal informados.
Neste livro podemos rapidamente descobrir uma série de assuntos, tópicos do nosso dia-a-dia, tirar dúvidas e aprender realmente sobre o nosso corpo, sistema fisiológico, sobre doenças, medicamentos.
Em qualquer questão, assunto que queiramos consultar, antes aparece o tema e em baixo a indicação se é uma afirmação Falsa, Verdadeira ou um Mito.
Assim não teremos dúvidas acerca de que:
Fumar sem travar é menos perigoso
FALSO
Leia e descubra mais sobre isso.
Só utilizamos 10% do nosso cérebro
FALSO
“O exercício físico é bom para o cérebro
VERDADEIRO
Os corredores sabem que depois de um esforço prolongado entram num estado eufórico provocado pela libertação no cérebro de endorfinas, que são neurotransmissores. Descobertas por John Hughes e Hans Kosterlitz, nos anos 1970, estas substâncias têm como função atenuar a sensação de dor. O cérebro está programado para atenuar um stress físico e melhorar a orientação de modo que se escape mais depressa a um inimigo. Fica mais alerta, mais ativo e mais excitado algumas horas depois do esforço.
A zona do cérebro onde são libertadas as endorfinas está implicada nos processos do afeto e existe um efeito antidepressivo do exercício físico, provavelmente induzido pela segregação de outras substâncias. Um estudo comparativo de grupos que sofrem de depressão revelou que um exercício de 20 a 30 minutos, 3 a 5 vezes por semana, melhora os sentimentos de autocontrolo e autodomínio em comparação com uma pessoa que só treina 1 vez por semana. O exercício físico terá assim um efeito protetor contra as doenças degenerativas, graças à estimulação das células nervosas que levam à criação de novas conexões.”
Excerto de: Prof. Jacques Belghiti e Annete Vezin. “Tudo sobre saúde”.
A equipa da 4Estações Editora
Boas Leituras
Experimente ler em e-book ou em livro impresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário