quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Entrevista a Estela Inácio . O intuito na Yoga é união. | https://www.wook.pt/wookacontece/novidades/noticia/ver/entrevista-a-estela-inacio-/?id=126263&langid=1

Yoga Para Crianças de Estela Inácio
Uma belíssima edição impressa em cores, com destacável das posições de Yoga dentro do livro.
Nesta obra Estela conta aos mais pequenos a história de Yoguine Dharma e desta forma lúdica e divertida ensina as diversas posições de Yoga.
É um livro que os pais podem usar todos os dias para ensinar os seus filhos a fazer Yoga.
Crianças felizes e saudáveis.
Boas Leituras
Leiam também esta entrevista com a autora na Wookacontece.
4Estações Editora a pensar em si!🤗💝
Entrevista a Estela Inácio 
  • Como surgiu a ideia de escrever um livro de yoga para crianças?
    Surgiu pela inexistência de algo que chegasse às crianças como elas são hoje em dia. Bem como às escolas e centros frequentados por adultos e crianças. Como professora senti essa necessidade de chegar a crianças e aos próprios adultos que têm dificuldade em lidar com os miúdos de hoje em dia.

    Qual foi a sua rotina durante o processo de escrita?
    Sou de poucas rotinas. Apenas surgiu a ideia num momento de inspiração e meditação. Comecei a escrever no momento e deliciei a história na totalidade. Em pouco tempo, terminei.
    Estela Inácio | Facebook da autora
    Acredita que escrever é um processo partilhado ou solitário?
    Para mim é e tem de ser solitário. Na minha paz, apenas escrevo e deixo fluir a caneta, como se ela se manifestasse. As ideias surgem, como magia, num aquário em que os peixes têm vida própria.

    Como é que a publicação de Yoga para Crianças mudou a sua vida?
    Tudo muda a nossa vida, na medida que nos acrescenta algo! Um livro é um filho que deixamos no mundo e que todos podem crescer com ele. Chegando cada vez mais, a adultos e crianças, muda a vida delas e isso transforma-me de alguma forma também. A minha lapidação é cada vez mais interior e de consciência.

    Há um provérbio que diz: “A criança que lê é o adulto que pensa”. Acredita que a criança que lê e pratica yoga será o adulto que pensa ainda melhor? Porquê?
    Yoga é uma filosofia de vida, um modo de estar e ser em que procuramos o aprimoramento em nós mesmos, bem como uma paz que nos una ao Todo. Tal, significa que se sou consciente de mim, na relação comigo em primeiro lugar e depois com o outro, significa que tenho como missão ser a cada dia melhor, em pensamentos, actos e sentimentos. Disciplina que podemos ter com a prática de yoga. Sendo mais consciente, cada ser que se envolva com yoga será mais independente, mais livre de rótulos e sim, pensará por si mesmo.
    Os maiores génios foram seres pensantes, livres, independentes e por vezes incompreendidos.... Mas efectivamente grande génios.

    A propósito do seu livro, uma das nossas leitoras comentou: “Tornou-se logo no primeiro instante num dos livros preferidos da minha filha de 3 anos.” Marina Valdigem, outra das nossas leitoras, escreveu: “Ao ler este livro, senti e comecei a despertar a criança interior que existe dentro de mim”. Considera que um bom livro infantil tem de cativar também os adultos? Porquê?
    Para mim educar significa evoluir nas múltiplas formas permitidas ao ser humano. As crianças vêm para alterar padrões. Nós alteramos e revolucionamos muito do que foi a geração dos nossos pais, desde a tecnologia, cultura, abertura de mente até à saúde, desporto, a própria maneira de ver e sentir a vida...... Um livro é salutar se chegar ao máximo possível de faixas etárias, de forma a uni-las num mundo de complementaridade e crescimento mútuo. Tentei, ao escrever esta magnifica história, que chegasse não apenas aos pais, mas aos adultos que vivem, trabalham ou têm contato com crianças. Só assim poderemos ser mais ricos. Pois o intuito na Yoga é união.

    Houve algo que um leitor seu (pequenino ou já crescido) tenha dito ou feito que a tenha marcado para sempre?
    Múltiplas crianças já passaram por mim nas escolas em que sou professora. Enche-me a Alma escutar o que vai no coração de cada um e isso realiza-me. O que mais recordo são os abraços intensos que me deixam sem respirar, por serem tão sentidos e libertadores de amarras.

    Se tivesse um superpoder, qual seria?
    Todos temos superpoderes que pouco utilizamos, sendo o sentir o mais comum. Sentir que algo vai acontecer, sentir que o caminho é o certo...... Gostaria de poder observar não apenas o mundo, mas os múltiplos mundos que nos rodeiam. Ver como águia que no seu voo está atenta ao vento, ao céu, a usufruir, a ver presas se está com fome, a observar o mundo de cima.....
    Fascina-me a complexidade da existência, seja ela visível ou não ao olho humano.

    Projetos para o futuro?
    O meu futuro, passa por Ser no presente. Ser e sentir a caminhada. É deveras recompensador viver e fluir com a magia da vida, sabendo que há algo maior que nos Une e nos impulsiona a expandirmos o Ser que somos. Talvez escreva outro livro. Embora este seja o segundo, dizem que não há dois sem três. Sinceramente estou sem planos, porque a vida, e a qualidade de viver, é o meu maior presente. É por si só, a maior gratidão que posso ter. E é com o coração pleno de gratidão que lhe agradeço esta oportunidade, de mostrar um pouco mais o livro da Yoguini Dharma.
    E assim me despeço de si, de toda a equipe que ajuda a um mundo melhor. O meu bem-haja.


    Por opção da autora, este texto não foi escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico.

    Sem comentários:

    Enviar um comentário