O Livro dos Chacras de Osho

O Livro dos Chacras de Osho
Lançamento 05 de Abril 2017

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

http://pegadas-literarias.blogspot.pt/2016/02/pegadas-opinioes-insonia-de-jrjohansson.html

Pegadas Literárias

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

[Pegadas & Opiniões] 'Insónia' de J.R.Johansson

Autoria: J.R.Johansson
Editora: 4 Estações Editora- Castor de Papel
Edição: Setembro de 2015
N.º Páginas: 238
Tradução: Ana Rita Mendes

Sinopse: Parker Chipp tem dezasseis anos e não dorme há quatro. Ele está a chegar ao limite das suas forças. Todas as noites, em vez de ter um sono descansado, ele entra nos sonhos da última pessoa com quem os seus olhos se cruzaram. A continuar assim, em breve morrerá.Até que conhece Mia. Os sonhos dela são belos e tranquilos, permitindo-lhe um repouso maravilhoso,.. e extremamente viciante. Mas aquilo que começou por ser um encontro fortuito torna-se uma verdadeira obsessão- o enorme desejo de Parker para ter aquilo de que precisa vai levá-lo a exceder todos os limites que nunca imaginou ultrapassar. E quando alguém começa a aterrorizar Mia com perversas ameaças de morte, os lapsos de memória de que Parker sofre fazem-no duvidar da sua própria inocência no assunto.

Opinião: Em primeiro lugar, devo dizer que achei a capa do livro extraordinária e penso que tem o impacto ideal na leitura do livro. 
Esta é a história de Parker, um rapaz de dezasseis anos que se vê privado do sono. Devo confessar que, por curiosidade, fiz uma pesquisa um pouco mais profunda acerca desta temática, pois sinto que a autora podia ter desenvolvido um pouco mais esta parte da privação do sono e suas consequências.
Mas agora imaginem... Se ás vezes nos acontece ter uma fraca qualidade de sono e andamos rabugentos quase todo o dia, pensem no que seria não conseguirmos dormir! (o corpo dorme mas o cérebro não)
À medida que Parker vai conhecendo Mia, ele começa a idealizar nela a sua ponte de salvação para a sua 'maldição'. Mas tudo se começa a complicar, principalmente os efeitos da privação de sono, e Parker sente-se desesperado e acaba mesmo por perseguir Mia durante o fim do dia, deixando-a completamente aterrorizada. Juntando esta perseguição, Mia começa a receber emails ameaçadores e aponta Parker como principal suspeito.
Com a ajuda dos seus grandes amigos Finn e Addie, o protagonista vai tentando manter a sua sanidade, até que acontece algo durante um sonho, que ultrapassou todos os limites e Parker sente-se culpado e deixa o seu pior vir ao de cima. Parker começa a ter dificuldade em perceber o que é totalmente a realidade e o que não é, e o mesmo acontece a quem está a ler: será o Parker realmente inocente ou a privação do sono provocou-lhe uma psicose e este perdeu as estribeiras? Esta questão é respondida no final do livro, e há alguns ingredientes surpresas pela qual eu não esperava!
Durante a leitura, a amizade, a entre-ajuda e o companheirismo são as palavras que reinam na amizade de Parker com Finn e Addie. Esta amizade é pautada por momentos muito fortes mas também por momentos de diversão e tranquilidade que adorei ler. 
'Insónia' é aquele livro que nos traz um turbilhão de emoções, onde entramos tão facilmente na história que começamos a pôr-mo-nos na pele do protagonista e a pensar no que fazer a seguir. Uma leitura que certamente recomendo!
Um Obrigada muito especial à Editora, que me permitiu esta apreciação!
Classificação: