Amor às Claras de Laura Kaye.

Amor às Claras de Laura Kaye.
Lançamento 17 de maio de 2017.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

As Leituras do Corvo e as 4 Estações Editora- Toda Uma Nova Vida de Lucia Giovannini-http://asleiturasdocorvo.blogspot.pt/2016/01/toda-uma-nova-vida-lucia-giovannini.html

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016


Toda uma Nova Vida (Lucia Giovannini)
Pensamentos negativos, dificuldade em deixar a zona de conforto, uma forma de ver a vida em que o que os outros pensam é mais importante do que o que somos... A vida é feita de dificuldades e, às vezes, somos nós o nosso maior inimigo. Mas como é que combatemos os nossos próprios pensamentos? Através de um cruzamento entre psicologia e espiritualidade, é a esta pergunta, entre outras, que a autora deste livro pretende responder. A promessa é a de um método que, com determinação e trabalho, pode abrir portas a uma mudança para melhor. 
Uma das primeiras coisas a chamar a atenção neste livro é o facto de nunca cair no erro de simplificar em demasia as coisas. Aliás, uma das questões mais interessantes que a autora desenvolve é o efeito pernicioso de ideias como a de que o pensamento positivo basta para resolver todos os problemas. Isto é interessante porque, em muitos livros deste género, fica a impressão de que a teoria pode ser muito bonita, mas que, na prática, nada é assim tão fácil. Ora a autora reconhece, desde logo, que o caminho não é fácil, e isso torna as suas ideias bastante mais plausíveis.
Claro que, tendo isto em conta, é possível concordar ou discordar, com tudo ou em parte. E esse é, aliás, outro aspecto interessante. É que as bases do método da autora são tão amplas que, mesmo que alguns tópicos não nos digam grande coisa, há, ainda assim, várias ideias com potencial para assimilar. Além disso, ao citar um amplo conjunto de fontes e de bases para a sua estratégia, a autora abre também caminho para a descoberta de novos conhecimentos - basta seguir as muitas referências que vão sendo feitas e ir à procura.
Nem sempre é fácil acompanhar o ritmo das ideias da autora, pois, se as várias histórias pessoais permitem uma maior proximidade relativamente às dúvidas e hesitações que vão sendo apresentadas, já as explicações acabam, por vezes, por se tornar um pouco retorcidas. Ainda assim, o essencial é fácil de assimilar e para retirar a mensagem positiva não é preciso concordar com tudo. Métodos e formas de pensar podem divergir - mas as ideias úteis ficam, ainda assim.
A impressão que fica é, por isso, a de um livro cheio de boas ideias e do qual, concorde-se ou não com tudo e queira-se ou não seguir o método da autora, é possível tirar várias orientações úteis e uma mensagem que, independentemente dos possíveis pontos de discordância, não deixa de ser muito positiva. Muito interessante, portanto, e uma boa leitura.

Título: Toda uma Nova Vida
Autora: Lucia Giovannini
Origem: Recebido para crítica