terça-feira, 24 de abril de 2018

https://nit.pt/fit/alimentacao-saudavel/5-lanches-saudaveis-preparar-15-minutos-menos










alimentação saudável

5 lanches saudáveis para preparar em 15 minutos (ou menos)

As sugestões fazem parte do livro “Receitas Saudáveis para Famílias Atarefadas”, que chegou às livrarias a 17 de abril.
Isto tem bom aspeto.
Não, manter uma alimentação saudável não é difícil. Numa casa não é preciso fazer uma refeição para os miúdos, para a mãe fit que está no ginásio e que é intolerante ao glúten, nem para o pai que se tornou vegetariano recentemente. Na verdade, uma única refeição pode servir para os três casos (ou para mais). O novo livro “Receitas Saudáveis para Famílias Atarefadas” (16,50€), que chegou às livrarias a 17 de abril, é a prova disso.
É lá que autora Bárbara de Almeida Araújo, criadora do blogue “Manias de Uma Dietista“, desde 2003, sugere mais de 48 receitas que servem para comer ao pequeno-almoço, lanche ou enquanto snack. E a melhor parte é que nenhuma delas demora mais de 15 minutos a ser preparada.
“Acho que é nestas três refeições que os pais têm mais dificuldade em encontrar opções. Além disso, andamos sempre a correr de um lado para o outro e, por isso, escolhi receitas com poucos ingredientes e rápidas de fazer. Acho que qualquer pessoa consegue tirar 15 minutos do seu dia. É uma questão de organização e este manual vai ajudar”, conta à NiT.
O livro foi lançado a 17 de abril.
A também nutricionista sempre teve um estilo de vida saudável, já que a avó fazia questão de cozinhar uma refeição vegetariana uma vez por semana.
“Não era algo comum naquela altura e, depois, a minha mãe passou-me esse hábito. É mesmo uma coisa de família. A minha avó tem 84 anos e continua a ir ao ginásio”, acrescenta.
Porém, com o nascimento da filha Carolina, que tem agora dois anos e meio, sentiu que faltava informação sobre a parte de alimentação. Na altura, o pediatra terá aconselhado a não dar açúcar, mas acabou por sugerir coisas que estão carregadas dele, o que fez muita confusão à autora.
A partir dali, foi a vários workshops e começou a criar receitas para toda a família ideais para comer desde dos 12 meses aos 99 anos.
A autora com a filha ao colo e os sobrinhos.
“As minhas receitas servem para descomplicar. Fazer uma receita para os mais pequenos e outra para o resto da família demora imenso tempo e hoje em dia é algo que não se tem. Uma receita é suficiente, só temos de adaptar a textura à idade da criança”, acrescenta a nutricionista.
Além das receitas, Bárbara de Almeida Araújo também partilha a lista de alimentos que deve ter sempre em casa, revela alimentos que parecem saudáveis mas não são, ensina a ler o rótulo de cada um e ainda dá dicas para deixar de comer açúcar, por exemplo.
A NiT tem cinco receitas do novo livro da editora “4 Estações” para experimentar este conceito. Carregue na galeria e tome nota.

Sem comentários:

Enviar um comentário