sexta-feira, 5 de maio de 2017

My Memories, My World: O Livro Dos Chacras, De OSHO (Opinião)

My Memories, My World: O Livro Dos Chacras, De OSHO (Opinião)Comecei a ler este tipo de livros devido à parceria do blog com a Castor de Papel/4 Estações Editora. O primeiro livro que li deste género também foi do OSHO e posso dizer que "primeiro estranha-se e depois entranha-se".


O Livro Dos Chacras, De OSHO (Opinião)


Sinopse:

   Neste livro, Osho dá-nos uma perspectiva da ciência ocidental dos centros de energia subtil do corpo humano, por vezes conhecidos por “chacras”.
   Trata-se de uma ciência subjacente à medicina tradicional chinesa, ao Ayuverda indiano e à prática de Yoga Kundalini, entre outras disciplinas que reconhecem a ligação profunda entre a mente e o corpo. Osho mostra ainda como estes mesmos princípios se aplicam ao crescimento psicológico e ao amadurecimento humano, assim como à evolução da consciência.

   “O homem é um arco-íris, as sete cores todas juntas. É essa a sua beleza e também é esse o seu problema. O homem é multifacetado, multidimensional. O seu ser não é simples, é de uma grande complexidade. O arco-íris tem sete cores, o homem tem sete centros no seu ser.”
Osho

   O Livro dos Chacras coloca a ciência ‘esotérica’ e o seu entendimento, no contexto do crescimento e transformações pessoais.

Opinião:
   Comecei a ler este tipo de livros devido à parceria do blog com a Castor de Papel/4 Estações Editora. O primeiro livro que li deste género também foi do OSHO e posso dizer que "primeiro estranha-se e depois entranha-se". Ainda que continue a não ser o meu tipo de leitura de eleição, consigo gostar bastante de algumas ideias e conceitos que nos são apresentados ao longo do livro.
   Nunca tinha lido nada sobre chacras e, ainda assim, este é um livro de fácil leitura, com um número de páginas acessível que nos deixa com curiosidade suficiente para querermos chegar ao final e descobrir mais um pouco sobre os pontos de vista apresentados. É um tema pertinente que acaba por despertar o nosso interesse e prender-nos nas diversas questões retratadas.
   Este livro, tal com o anterior que li deste autor, acaba por chocar com crenças socialmente instituídas e por vezes poderá ser difícil aceitar certas visões apresentadas. Posto isto, não partilho de alguns pontos de vista apresentados mas, ainda assim, penso que é sempre bom conhecer outras opiniões e outras formas de estar na vida.
Tem comparações causa-efeito muito interessantes e levanta questões, nas quais não pensamos frequentemente mas, que são bastante pertinentes. Põe-nos então a reflectir e dá-nos uma visão completamente diferente sobre algumas dessas questões.
   Neste livro é também permanente a utilização de histórias e comparações para explicar e expor as ideias que vão sendo apresentadas. Penso que este método ajuda na compreensão da mensagem que se pretende passar e capta mais a atenção do leitor.
   Recomendo a quem já segue o autor, a quem faz meditação e gosta de todo este mundo de energia e chacras.

Sem comentários:

Enviar um comentário